A nossa Essência

Nascemos em 2002, na freguesia de Alcanede, mas a nossa história fixou raízes em Fátima, na localidade de Casal Farto. O projeto familiar inicial cresceu e, 22 anos volvidos, a Filstone é líder no setor da pedra natural em Portugal, empregando cerca de 100 pessoas. Com uma taxa de exportação superior a 65% e o foco assente no reconhecimento da pedra portuguesa, assumimos que a nossa essência está nas pessoas que connosco se cruzam - funcionários, parceiros, clientes, fornecedores e comunidade

The Stone People

Quisemos conhecer os nossos funcionários para além da função que desempenham a nível profissional. Foi assim que nasceu o 'The Stone People', um conjunto de episódios que retrata hobbies, gostos pessoais ou histórias de vida dos que tornam a Filstone no que é hoje.

Missão

Transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável, mantendo uma relação duradoura e de proximidade com clientes e parceiros, fornecendo-lhes materiais de qualidade segundo padrões e normas europeias.

Visão

Ser a empresa número um do sector em criação de valor, através da oferta de um portfólio de excelência, respeito pelas pessoas e pelo meio ambiente.

Valores

Forte
Inovadora
Líder
Sustentável
Transparente
Original
Notável
Eficiente

image
image

"Um grupo torna-se uma equipa quando cada membro é suficientemente seguro
de si próprio e da sua contribuição para elogiar as competências dos outros"

Norman Shilde

 

Nrº de Funcionários
100
Exportação
67,10%
Países
17

A nossa história

Francisco dos Santos “Canteiro” foi o homem responsável pelo despertar deste projeto. É a ele, à arte do seu trabalho em cantaria e à sua paixão pela perfeição que se deve o envolvimento da família na atividade da pedra.

Após vários anos de aprendizagem com o sogro Francisco dos Santos, Daniel Filipe convida os irmãos para criarem a Manuel Rafael Filipe e Irmãos, Lda., também conhecida como Rafaéis, que se dedicando-se à exploração de várias pedreiras na região.

Em 1987, Alfredo Filipe, filho de Daniel Filipe, começa um projeto próprio para a exploração de pedreiras de calcário – a Filipedra, Indústria de Mármores, Lda. –, uma das primeiras empresas nacionais a apostar na área da transformação do produto em mobiliário de pedra. Em 1998, a Filipedra chega ao mercado chinês. Contudo, pela reduzida dimensão que apresentava para aquele mercado, era imperativo apostar numa melhor organização interna e numa cooperação mais eficaz. Assim, e em resultado de uma nova estratégia competitiva, nasce, em 2002, a Filstone - Comércio de Rochas, Lda., na altura localizada em Alcanede (Santarém).

Criada pelo neto, Ricardo, o pai, Alfredo, e o avô, Daniel Filipe, a Filstone reunia as produções de várias pedreiras com produtos similares num espírito de cooperativa, o que permitiu a obtenção da dimensão e capacidade adequadas para o mercado chinês. Em 2006, a Filstone inicia a parceria com a Kingstar e, em três anos, são introduzidos nove novos produtos de diversas pedreiras de calcário português na China.

Dois anos mais tarde, na sequência das alterações no negócio de trading e cooperativa em Portugal, a empresa adquire a pedreira em Casal Farto, Fátima, onde hoje se situa.

Em março de 2021, e após um novo desafio imposto pela pandemia, a Filstone inaugurou o primeiro Filstone Center, em Yunfu, reforçando a presença dos seus materiais na China. Além da promoção das novas massas, o Filstone Center Yunfu permite facilitar a compra de blocos de pedra calcária Filstone sem os normais constrangimentos de tempo e distância.

Mais recentemente, em julho de 2021, adquiriu uma nova pedreira, em Alpalhão, Nisa, alargando a sua área de negócio ao granito. Hoje, a Filstone conta com cerca de 100 funcionários e continua a querer fazer parte história de um território rico em recursos naturais.

A Pensar No Futuro

A Filstone assume-se como uma empresa fortemente comprometida com as questões ambientais e promove um conjunto de procedimentos com vista à melhoria dos seus processos de produção, em harmonia com o meio ambiente e a sustentabilidade dos recursos. Para isso, apostamos na investigação e desenvolvimento das melhores soluções nos métodos extrativos, numa frota de veículos elétricos e em máquinas que promovam baixas emissões de ruído, de dióxido de carbono e reduzam substancialmente a produção de pó.
Conheça algumas das iniciativas que vamos desenvolvendo a pensar no futuro do planeta e das gerações.

Coloque os seus dados para aceder a mais informação sobre os nossos produtos.

Sending ...
Loading...

Descrição Técnica