Francisco dos Santos “Canteiro” foi o homem responsável pelo despertar deste projeto. É a ele, à arte do seu trabalho em cantaria e à sua paixão pela perfeição que se deve o envolvimento da família na atividade da pedra.
Após vários anos de aprendizagem com o sogro Francisco dos Santos, Daniel Filipe convida os irmãos para criarem a Manuel Rafael Filipe e Irmãos, Lda., também conhecida como Rafaéis, que se dedicando-se à exploração de várias pedreiras na região.
Em 1987, Alfredo Filipe, filho de Daniel Filipe, começa um projeto próprio para a exploração de pedreiras de calcário – a Filipedra, Indústria de Mármores, Lda. –, uma das primeiras empresas nacionais a apostar na área da transformação do produto em mobiliário de pedra. Em 1998, a Filipedra chega ao mercado chinês. Contudo, pela reduzida dimensão que apresentava para aquele mercado, era imperativo apostar numa melhor organização interna e numa cooperação mais eficaz. Assim, e em resultado de uma nova estratégia competitiva, nasce, em 2002, a Filstone - Comércio de Rochas, Lda., na altura localizada em Alcanede (Santarém).
Criada pelo neto, Ricardo, o pai, Alfredo, e o avô, Daniel Filipe, a Filstone reunia as produções de várias pedreiras com produtos similares num espírito de cooperativa, o que permitiu a obtenção da dimensão e capacidade adequadas para o mercado chinês. Em 2006, a Filstone inicia a parceria com a Kingstar e, em três anos, são introduzidos nove novos produtos de diversas pedreiras de calcário português na China.
Dois anos mais tarde, na sequência das alterações no negócio de trading e cooperativa em Portugal, a empresa adquire a pedreira em Casal Farto, Fátima, onde hoje se situa.
Em março de 2021, e após um novo desafio imposto pela pandemia, a Filstone inaugurou o primeiro Filstone Center, em Yunfu, reforçando a presença dos seus materiais na China. Além da promoção das novas massas, o Filstone Center Yunfu permite facilitar a compra de blocos de pedra calcária Filstone sem os normais constrangimentos de tempo e distância.
Mais recentemente, em julho de 2021, adquiriu uma nova pedreira, em Alpalhão, Nisa, alargando a sua área de negócio ao granito. Hoje, a Filstone conta com cerca de 100 funcionários e continua a querer fazer parte história de um território rico em recursos naturais.